EDUCAÇÃO

Manaus recebe terceira edição de simpósio sobre processos civilizadores na Pan-Amazônia

Evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na Pan-Amazônia, da Ufam, de 8 a 11 de maio, no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias

 Começa nesta quarta-feira (8/5), o III Simpósio Processos Civilizadores na Pan-Amazônia, com o tema “Processo Civilizador Ocidental/Europeu Tecnização e Modus Vivendi na Amazônia”, das 9h às 19h. O evento, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), ocorre até sábado (11/05), no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na Avenida General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, Coroado I.

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023 da Fapeam, o simpósio visa discutir temas relevantes para a Pan-Amazônia, privilegiando sua natureza e sua relação com a biosfera, assim como suas sociedades e culturas de não-indígenas e grupos autóctones, sob o prisma do processo civilizador.

O coordenador do evento e doutor em educação física, Gláucio Campos Gomes de Matos, da Ufam, afirma que o evento debaterá, sob a ótica da teoria eliasiana, do pensador alemão Norbert Elias, temas ambientais, sociedades complexas da Amazônia, a tecnização, a educação e o processo civilizador ocidental imputado na região, com a chegada do colonizador.

“Esperamos consolidar a sociologia processual/figuracional de Norbert Elias, para estudos de processos sociais de longo prazo na Amazônia, dentre eles, o processo civilizador ocidental imputado sobre os povos autóctones a partir da colonização. Um processo que se arrasta por séculos e não tem fim à vista para terminar. Assim, a teoria do processo civilizador ocidental assenta no pensamento social amazônico”, enfatiza o coordenador do projeto.

O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na Pan-Amazônia, da Ufam. Saiba aqui sobre o grupo: https://www.gppcpam.ufam.edu.br/

A programação conta com três mesas-redondas, três conferências, dois minicursos, seis grupos de trabalhos e ainda um espaço para apresentação de pôsteres com debates sobre temas relevantes para a Amazônia, como os processos civilizadores no modelo ocidental/europeu e o domínio da natureza. Os grupos de trabalhos (GTs) ocorrem de 9h às 12h e as mesas-redondas e conferências, das 13h30 às 19h.

O evento é destinado a pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, aos alunos da pós-graduação e da graduação e à sociedade em geral. A estimativa é de 249 pessoas inscritas.

O III Simpósio traz como inovação o GT Jovem Pesquisador, destinado a estimular os alunos do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto particular, a se inserirem no âmbito da pesquisa, no espaço da Ufam, no contexto de um evento de porte internacional.

O evento terá formato híbrido, com especial transmissão aos municípios de: São Gabriel da Cachoeira (distante a 852 km da capital), na sede da Federação das Nações Indígenas do Rio Negro (Foirn); Tabatinga (1.108 km) e Parintins (369 km), na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) de cada município.

Saiba mais informações sobre o evento em: https://www.even3.com.br/iii-simposio-processos-civilizadores-na-panamazonia-422058/

Foto: Divulgação e Acervo do coordenador do evento, Gláucio Campos Gomes de Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *