DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Parintinense recebe campanha de sensibilização e pesquisa enquanto aguarda obras de saneamento do Prosai

Objetivo do trabalhado que será realizado pela UGPE e Cosama é preparar a população para receber obras de água e esgoto do Prosai, estão em fase de licitação pelo governo estadual

Em preparação para o início das obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizam, a partir desta segunda-feira (05/05), uma campanha de sensibilização junto à população do município (a 369 quilômetros de Manaus).

A abordagem contará, ainda, com uma pesquisa de satisfação sobre o saneamento básico com as famílias que irão receber os serviços de água e esgoto sanitário.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, as obras de água e esgoto, que estão sendo antecipadas pelo governo do Amazonas na cidade, estão em fase de licitação.

Além de informar e ouvir a população, o objetivo, conforme explica Campêlo, é obter um diagnóstico mais abrangente e atualizado sobre o público que vai ser contemplado com as obras.

“O governo está prestes a iniciar uma das obras mais importantes já realizadas no interior, que vai proporcionar, entre outros benefícios, água de qualidade para a população, resolvendo um problema crônico na cidade. Um investimento inédito no município, por isso, é importante que a gente tenha um diagnóstico atualizado, amplo e mais abrangente do que aquele feito na fase de projetos”.

O diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, informa que as equipes estarão devidamente identificadas, com colete e crachás.

“Estamos apoiando a UGPE no diagnóstico que antecede essa importante obra. Assim como estivemos antes realizando um estudo sobre a situação da água. Somos parceiros institucionais e estamos prontos para apoiar nessa ação que é muito importante”, disse Armando do Valle.

Os trabalhos iniciam a partir desta segunda-feira, pelos bairros Itaúna I e II e seguem, posteriormente, no Paulo Correa, Santa Clara e Francesa.

Água e Esgoto

A estimativa de investimentos nas obras de água e esgoto do Prosai Parintins é de R$ 122 milhões, conforme valor de referência da licitação em andamento. As obras vão contemplar a recuperação de sete poços existentes e a perfuração de dez novos poços profundos, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição.

O programa prevê, ainda, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para atender 25% da cidade de Parintins, 28,6 quilômetros de rede de coleta, 2.423 ligações domiciliares e quatro estações elevatórias.

Os poços construídos pelo Prosai Parintins terão entre 180 a 200 metros de profundidade, o dobro dos atuais que abastecem a cidade, que têm entre 60 e 110 metros, o que vai garantir a potabilidade da água.

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *